Lost 4×11 - Cabin Fever
Lost, Reviews 9 de maio de 2008Atenção: os próximos parágrafos contém spoilers
Título: Cabin Fever
Temporada: 04
Episódio: 11
Data de Exibição: 08/05/08
Emissora: ABC
Se em alguns momentos já estava complicado de entender Lost, imagina agora depois desse episódio centrado em John Locke. Obviamente que um dos personagens mais excêntricos da Ilha não poderia simplesmente ter um capítulo como foi o de Jack na semana passada. E pudemos conhecer o seu passado de uma maneira que a série não havia contado anteriormente, mostrando-o desde bebê, quando ainda estava prestes a nascer. E tanto os flashbacks quanto as cenas passadas na Ilha, foram rodeados de mistérios que fizeram uma confusão na cabeça de muita gente que assiste ao programa. Mas, ainda assim, este é o grande mérito de Lost que, depois de um episódio tão ruim, conseguiu criar em “Cabin Fever” uma intensidade que mostrou o porquê desta ser a melhor série atualmente. Por mais que ela nos traga um arsenal de perguntas sem respostas, Lost cria uma atmosfera que somente ela poderá desvendar.
John Locke, Hurley e Ben Linus estão sozinhos na jornada para encontrar a cabana do misterioso Jacob. Hurley foi o único que viu a cabana pela última vez, por isso John e Benjamin acabam dando tanta credibilidade e importância a ele. Mesmo assim, o espírito guerreiro e batalhador que John tem na Ilha já começou desde a época que nasceu, ainda prematuro e se curando de várias doenças, como a pneumonia, por exemplo. Desde sempre ele teve esse poder de cura, algo que as enfermeiras não conseguiam entender muito bem, mas ninguém nunca questionou, apenas se acreditava que ele era um bebê realmente forte. A aparição de Richard Alpert também foi no mínimo estranha ou surpreendente. O que nos leva a crer na possibilidade de que ele se junta àquele círculo de pessoas que não envelhecem na Ilha, juntamente com Michael Abbadon, que aparece no hospital carregando Locke na cadeira de rodas.
Além disso, a aparição de Horace Goodspeed, o Dharma que levou Roger e Ben Linus para a Ilha, dizendo para Locke que está morto há doze anos e apontando para ele o caminho que ele deveria percorrer até o encontro de Jacob, levando-o à cova de todos aqueles da Iniciativa Dharma que foram mortos por Ben, quando ele resolveu tomar a Ilha para si e concentrar todos os poderes em suas mãos, se tornando o líder. No entanto, em “Cabin Fever”, vemos que já existe o Novo Líder, escolhido por Jacob e Christian Sheppard: John Locke. E a série só estava esperando o momento certo para mostrar isso, porque desde o início, Locke tem se mostrado o líder que a Ilha precisava, diferente de Jack, que é o líder do povo, meio que um Lula (que comparação ridícula).
O corpo do médico que os sobreviventes da Oceanic acharam na água também ajudou para provar que a Ilha está mesmo com o tempo adiantado em relação ao mundo real. Isso porque o médico é assassinado por Keamy quando este retorna da Ilha, depois de ter sido atacado pelo monstro de fumaça. Feito isso, ele joga o corpo na água, sendo que, aqueles que estão na Ilha, já haviam encontrado o corpo. O que isso representa? Será que as contas de Faraday estavam erradas? Sem contar que agora Locke é mesmo o novo líder da Ilha e já recebeu os conselhos de Christian para salvar o lugar da destruição programada por Charles Widmore, tendo uma única maneira de fazer isso: mover a Ilha. Como eles irão fazer isso, como isso será possível? Boa pergunta.












12 de maio de 2008 as 21:40
Esse foi provavelmente o melhor episódio da temporada.
27 de outubro de 2008 as 15:26
Well written article.